Histórico


Conversa na FLUL

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Com José Miranda Justo, Cláudia Pestana e Isabel Alves. Incluiu a projecção de imagens de Ernesto de Sousa e da sua obra.


Lançamento do catálogo da exposição "O teu Corpo é o meu Corpo – Coleção de Cartazes de Ernesto de Sousa"

Esgotada a primeira edição no final de 2015. A segunda edição seria lançada em Fevereiro de 2016.


Exposição "Decorativo, apenas? Júlio Pomar e a integração das Artes"

Atelier-Museu Júlio Pomar, Lisboa, 5 de Maio a 4 de Setembro de 2016. Curadoria de Catarina Rosendo. 
Empréstimo de desenhos e fotografias do mural de Júlio Pomar no Cinema Batalha, mandado destruir pelo regime de Salazar. 


Exposição "Pliure. Prologue (La Part du Feu)"

Fundação Calouste Gulbenkian, Paris, 30 Janeiro a 12 de Abril de 2015.
Empréstimo da obra La Recherche sur L'Origine de Robert Filliou (1974).


1.000.052º Aniversário da Arte

Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, 17 de Janeiro de 2015.
Celebração do Aniversário da Arte.


Exposição "Paperworks II, Além do Desenho"

Galeria Belo-Galsterer, Lisboa, Janeiro a Março de 2015. A galeria promoveu uma conversa entre Mariana Pinto dos Santos e Margarida Medeiros, a 28 Fevereiro 2015.
Empréstimo de obras de Ernesto de Sousa que integraram a exposição colectiva.


Tese de B.A. de Julia ​Psilitelis

Ernesto de Sousa Collages in German Art Publications: A Comparative Analysis, Integrated Cultural Studies, JP Jacobs University Bremen.


Conferência sobre Ernesto de Sousa

ESAD, Caldas da Rainha, 30 de Outubro de 2014. Com a presença de Isabel Alves, Marta Galvão Lucas, Catarina Câmara Pereira e Luísa Soares de Oliveira. Apresentação de Este é o Meu Corpo n.º 4.


Exposição "A Vanguarda Está em Ti"

Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, 11 de Outubro de 2013 a 25 de Janeiro de 2014.
No verso do cartaz desta exposição foi reproduzido um texto de Ernesto de Sousa, de 1974, que emprestou o seu título à mostra.


Primeira Residência Artística Raum

1 a 14 Outubro 2014. Parceria com a associação Terceiro Direito para desenvolvimento da residência online "Um arquivo digital para Ernesto de Sousa: O perfil do visitante", por Ana Baliza. www.raum.pt/cemes


Retrospectiva de Túlia Saldanha

CAM, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 5 Junho a 28 de Setembro de 2014. Com curadoria de Rita Fabiana e Liliana Coutinho.
Empréstimo de material fotográfico, objectos e textos, muitos dos quais estão reproduzidos no catálogo na exposição.


Exposição “A Liberdade da Imagem 1974-1986. Design e Comunicação Visual em Portugal”

Casa-Museu Guerra Junqueiro, Porto, 29 de Maio a 26 de Setembro de 2014. Curadoria de José Bártolo.
Empréstimo de materiais relativos à "Alternativa Zero" para a exposição e para reprodução no jornal da exposição.


Edição de álbum de fotografia e texto

Ernesto de Sousa: O Teu Corpo É O Meu Corpo (1965-1975), edição e texto por Paula Pinto, Porto, Maio de 2014. O livro reproduz poemas e fotografias inéditas, ampliações fotográficas, provas de contacto (1972-1975), um cartaz (1978) e um texto pela editora “O pensamento em imagens”.


Exposição “Ernesto de Sousa e a Arte Popular – Em torno da exposição 'Barristas e Imaginários'”

Centro Internacional de Artes José de Guimarães, Guimarães, 26 de Abril a 6 de Julho de 2014. Comissariada por Nuno Faria, com a assistência de João Covita.
Apresentação do catálogo “Ernesto de Sousa e a Arte Popular”, com debate sobre a sua obra, onde participaram Nuno Faria, João de Sousa Cardoso, Liz Vahia e Paula Pinto. Da plateia, destaca-se a intervenção do escultor Alberto Carneiro.


Ciclo "Artes Plásticas, Teatro e Cinema em Contexto Revolucionário – 25 de Abril, Sempre"

Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, Lisboa, Abril de 2014.
Exibição do filme de Fernando Curado Matos sobre a "Alternativa Zero" (Super 8, 40', 1977).


Exposição “A Revolução Tem de Estar Perto”

Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, 15 de Março a 9 de Abril de 2014. Curadoria de José Bártolo.
Empréstimo da instalação Olympia e de documentação da relação de Ernesto de Sousa com o Círculo de Artes Plásticas.


Investigação sobre Fluxus por Sónia Pina

Investigadora a desenvolver uma tese sobre o movimento Fluxus, com orientação de Ken Friedman, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.
Empréstimo de documentos fluxus.


Documentário Cooperativa do Espectador

Apoio à investigação de Daniela Lapa, aluna do Mestrado em Realização Cinema e Televisão, na Escola Superior Artística do Porto (Prof.º António Preto), para a realização de um pequeno documentário sobre a Cooperativa do Espectador.


Tese de doutoramento de João Rafael Gomes

A Produção Textual de Ernesto de Sousa sobre Arte e Património, Estudos Portugueses/ História do Livro e Crítica Textual, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. 


Tese de mestrado de Teresa Oliveira Almeida

É Hasteada a Bandeira do Novo Cinema Português: Ernesto de Sousa e Dom Roberto, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa.


Projecto Sociedade: Exposição "Arquivo"

Galeria Fernando de Azevedo, SNBA, 2 de Junho de 2013. Curadoria de Frederico Duarte e Nuno Faria.
Participação em "Um século em 24 horas", uma série de entrevistas integrada na exposição.


Franklim Vilas Boas com o olhar de Ernesto de Sousa

Doação ao Museu Nacional de Etnologia de 17 esculturas de Franklim Vilas Boas e um conjunto de documentação fotográfica produzida por Ernesto de Sousa que testemunha o seu encontro com a obra do escultor e o processo de criação de algumas das suas obras. As peças integram agora a exposição permanente do museu.


Exposição "Are You Still Awake?"

MNAC – Museu do Chiado, 13 de Dezembro de 2012 a 30 de Março de 2013. Curadoria de Emília Tavares.
Apresentação de Revolution My Body Nº. 2.


Workshop "Revisitando Ernesto de Sousa em Kassel"

Laboratório de Curadoria, Fábrica ASA, Guimarães Capital da Cultura, 28 de Novembro a 1 de Dezembro 2012. Organizado por António Contador e Filipa Ramos.
Empréstimo de 150 slides relativos à "Documenta 5".


Exposição "Documentando Dom Roberto"

Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, Lisboa, 2 Novembro a 3 Dezembro 2012; e Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA), Guimarães Capital da Cultura, Junho de 2012.
Dom Roberto foi exibido na Cinemateca, no dia 27 de Novembro; e no CAAA, no dia 16 de Junho.
Colaboração na selecção de documentos do espólio contemporâneos à produção, realização e estreia do filme.


Tese de mestrado de Inês da Silva Teixeira Alves

Relações entre o cinema Neo-realista italiano e os filmes portugueses: Nazaré, Dom Roberto e Os Verdes Anos, Faculdade de Ciências Socias e Humanas, Universidade Nova de Lisboa e Università degli Studi di Bergamo.
Apoio à investigação. 


Exposição "Arquivo AUNG #1" de Paulo T. Silva

experimentadesign 2011, antigo Tribunal da Boa-Hora, Lisboa, Novembro de 2011.
Conversa pública a 3 de Novembro 2011, com a presença de Isabel Alves.
Empréstimo de documentos: cartazes realizados em 1969 por Carlos Gentil e Ernesto de Sousa para Almada, um Nome de Guerra, uma entrevista de Carlos Morais a Ernesto de Sousa e fotografias de páginas do livro de apontamentos do projecto.


Aula aberta com o tema “Oralidade, Futuro da Arte”

Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, 26 de Maio de 2011. Orientada por Isabel Alves.
 


Arquivo digital das exposições da Galeria Quadrum

Organizado pelas historiadoras e curadoras Catarina Rosendo e Lígia Afonso.
Empréstimo de fotografias de exposições de Ernesto de Sousa realizadas na Quadrum.
www.quadrumarquivoparalelo.blogspot.com


Tese de mestrado de Francisco Pessanha de ​Meneses

Espaço espanto: para um estudo sobre "O Gebo e a Sombra" (1966), Departamento de História, Arqueologia e Artes, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.


Tese de mestrado de Nélia Patrícia dos Santos Zacarias

In[corpo]ro: a percepção multissensorial na criação artística, Universidade de Aveiro. Com foco na produção artística de Lygia Clark, Hélio Oiticica e Ernesto de Sousa.


Exposição

Galeria Diferença, Lisboa, 17 de Novembro 2010 a 10 de Fevereiro 2011.
Empréstimo de três livros de artista de Ernesto de Sousa.


Tese de Mestrado de Susana Sá

Conservação e Restauro, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Empréstimo da obra “Viúva Negra ou Viúva Man Ray” e de uma obra sem título de João Vieira para o caso de estudo desta mestranda.


Exposição "SUROESTE"

MEIAC, Badajoz, Março de 2010. Comissariada por Luis Gaspar.
Empréstimo de revistas, programa e fotografias do cinema San Carlos em Madrid, com reproduções dos painéis de Almada Negreiros.


"Da Visão ao Prego. Arquivos e Biografias Curatoriais no Seminário"

Comunicação de Luísa Especial, integrada no seminário "Abordagens Biográficas, Memória, Histórias de Vidas", organizado por Idalina Conde, Fevereiro 2009.
A partir da recente publicação de Uma Breve História da Curadoria, de Hans Ulrich Obrist, foram abordados os casos emblemáticos de Harald Szeemann e Ernesto de Sousa. Percorreram-se algumas manifestações expressivas de contornos biográficos e autobiográficos através dos legados que compõem os arquivos de ambos, sob as formas de livros, diários, entrevistas e exposições.


Tese de mestrado de Lénia Oliveira

Dom Roberto: da Ficção Narrativa (quase) inédita ao Fenómeno Cinematográfico, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.


Tese de mestrado de João Rafael Gomes

Inéditos de Ernesto de Sousa sobre Arte e Estética, Estudos Literários/Edição de Texto, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.


Tese de mestrado de Raquel Cristina de Sousa ​Pires

O Zero Inicial, o Entendimento do Sensível na Produção Artística de Ernesto de Sousa, departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro.


Tese de mestrado de Patrícia A. Trindade Filipe

Alternativa Um, Estudos Curatoriais, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.


Ciclo "Os Verdes Anos do Cinema Português"

São Paulo, Agosto de 2008. Com o apoio do Consulado Português no Brasil, através do Instituto Camões e com o patrocínio do Centro Cultural Banco do Brasil.
Empréstimo de filme Dom Roberto.


Exposição antológica de José M. Rodrigues

Palácio da Inquisição, Évora, Julho de 2008.
A exposição focava-se nos trabalhos a partir de 1972, ano em que José Rodrigues toma contacto com Ernesto de Sousa.
Empréstimo de uma máquina de escrever Lettera 22 pertencente a Ernesto de Sousa.


Candidatura a Bolsa

Bolsa para Recuperação, Tratamento e Concurso para Organização de Acervos Documentais da Fundação Calouste Gulbenkian, Maio de 2008.
O CEMES candidatou-se a este fundo com a proposta de tratamento de diapositivos do multimédia Almada, Um Nome de Guerra e Luiz Vaz 73, não lhe tendo sido este concedido.


Constituição legal do CEMES

Lisboa, Maio de 2008.
Formalização da associação sem fins lucrativos, Centro de Estudos Multidisciplinares Ernesto de Sousa (CEMES). Equipa: direcção: Isabel Alves (presidente), Cristina T. Mota e Emilia Tavares; assembleia geral: Aida Tavares (presidente), Maria Nobre Franco, Marco Reixa; conselho fiscal: Miguel Honrado (presidente), José Miranda Justo e Francisco Janes.


Conferência por Ricardo Nicolau sobre mixed-media

Integrada no programa da exposição “Um Teatro Sem Teatro”, Museu Colecção Berardo, Lisboa, Fevereiro de 2008.
Foram projectados Nós não Estamos Algures (Ernesto de Sousa, 1969), documentário sobre O Encontro do Guincho (Ernesto de Sousa e Noronha da Costa, 1969) e Rotura (Ana Hatherly, 1977).


Celebração do 15º aniversário da Bolsa Ernesto de Sousa

Espaço Avenida 211, Lisboa, 15 a 19 de Janeiro de 2008.
Lançamento do livro 15 Anos da Bolsa Ernesto de Sousa e um vasto programa de instalações, concertos e performance.


Exposição "Júlio Pomar e a Experiência Neo-Realista"

Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira, 2008.
Empréstimo de 17 desenhos de Júlio Pomar.


Tese de mestrado de José Oliveira

A Fotografia e o Fotográfico em Ernesto de Sousa, História de Arte Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.


A Tradição como Aventura

Exposição inaugural do Museu Colecção Berardo, Lisboa, Junho de 2007. Comissariada por Jean-François Chougnet.
Empréstimo da instalação A Tradição como Aventura de Ernesto de Sousa .


Ciclo de conferências "Alternativa Zero: trinta anos depois"

Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, Lisboa, 28 a 30 de Junho de 2007. Comissariado por Paulo do Vale, com participação de Delfim Sardo, João Vieira, André Gomes, Clara Menéres, Emília Tavares, Melo e Castro, Luís Serpa, Margarida Medeiros, Nuno Faria, Ricardo Nicolau, Pedro Proença, Emanuel Dimas Pimenta e Luís Silva. 
Do programa fizeram parte um concerto de obras de Jorge Peixinho interpretadas pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e a projecção do filme Alternativa Zero.
Apoio à investigação e empréstimo de materiais.


Suite para Dom Roberto de Bernardo Sassetti

Cineclube de Faro, Maio, 2007.
Encomenda do Cineclube de Faro, assinalando o seu 50º aniversário e o 10º aniversário do Bernardo Sassetti Trio. Apresentou-se, em estreia absoluta, em Faro. À semelhança de Dom Roberto que foi produzido em 1962, em parte com fundos obtidos pela Cooperativa do Espectador, constituída em 1959 expressamente para esse efeito no seio do movimento cineclubista da época, 44 anos depois, o Cineclube de Faro lançou uma subscrição pública no seu universo de associados que permitiu custear a composição desta obra musical.
Empréstimo do filme.


Livro Manuel Ribeiro de Pavia

Textos de João Paulo Cotrim e José Luís Porfírio, Câmara Municipal de Mora, 2007.
Apoio à investigação e empréstimo de desenhos de Pavia para reprodução. Encontrou-se também nesta ocasião, um texto acompanhado de fotografias, destinados a uma publicação inédita de Ernesto de Sousa na Colecção Artis, à semelhança de outras que realizara sobre o Neo-Realismo e Júlio Pomar.


Revista Fluxus

Por Ana de Sousa, Mª Felisbela da Silva Carvalho, Mª Isabel Monge, Mª Leonor Teixeira e Mariana Conduto, âmbito do curso de Mestrado em Design e Cultura Visual – Estudos de Tipografia, no IADE. Com orientação do designer Paulo T. Silva.
Apoio à investigação e empréstimo de materiais.


Tese de mestrado de Cláudia Pestana

From the outside in: Ernesto de Sousa, a practice of difference, Curating Contemporary Art, Final Dissertation, Royal College, Londres.
Apoio à investigação.


Filme-documentário Lisboa, Cidade Triste e Alegre

De Luís Camanho. Estreia na Gulbenkian a 23 de Maio de 2005. 
Empréstimo de imagens do filme Dom Roberto.


Exposição "Almada/Gomes de la Serna"

Museo de la Ciudad de Madrid, 2004; e Palácio Galveias, Lisboa. Organizada pela Bedeteca e Luís Gaspar.
Empréstimo de material sobre a obra de Almada em Madrid e o cinema San Carlos (fotografias, programa, convite e revista).


Tese de pós-graduação de Miguel Proença

Ernesto de Sousa e Nuno Calvet – Destabilização da Referência. Estudos de Fotografia, IADE.


Exposição "A evidência do desenho: O desenho na arte portuguesa"

São Paulo, 2003. Comissariada por Bernardo Pinto de Almeida.
Empréstimo de desenhos de Lima de Freitas.


Livro sobre a fotografia de Ernesto de Sousa por Emília Tavares

Livro inédito.
Apoio à investigação.
 


Tese de mestrado de Isabel Albuquerque

Influências e Interferências do Desenho de Alternativa Zero à Perspectiva: Alternativa Zero 1977–1997, Faculdade Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Apoio à investigação.


Tese de mestrado de Mariana Pinto dos Santos

Percurso teórico de Ernesto de Sousa – Vanguarda & Outras Loas, História de Arte Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. 
Apoio à investigação.
Tese publicada em 2008 pela editora Assírio & Alvim. 


Metamorfoses da Arte Popular: Joaquim de Vasconcelos, Vergílio Correia e Ernesto de Sousa.

Artigo por João Leal. Apoio à investigação.
 


Ciclo de conferências "A propósito dos 25 anos da Alternativa Zero e de Ernesto de Sousa"

Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 6 de Março a 8 de Maio de 2002. Organizado pelos alunos João Seguro, Carlos Lérias Simões, Daniel Figueiredo e Inês Mota. Com participação de Manuel Villaverde Cabral, Miguel Wandschneider, Bragança de Miranda, João Vieira, Alberto Carneiro, Alexandre Melo, Carlos Vidal, José A. Fernandes Dias, João Pinharanda, Mariana Santos, Ricardo Nicolau, Ana Hatherly, João Fernandes, Miguel Leal, Rui Eduardo Paes, Delfim Sardo, Pedro Cabrita Reis e Fernando Calhau.
Apoio à investigação e empréstimo de materiais.


Seminário por Thierry de Duve

No âmbito do Curso de Curadoria da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e da Fundação Calouste Gulbenkian.
Empréstimo de 200 diapositivos sobre a “Documenta 5” de Kassel.


Exposição "Portugueses en El Museo Vostell, y qué hace usted ahora?"

Museu Vostell Malpartida, Malpartida de Cáceres, 30 Março a 10 Julho de 2001.
Com Helena Almeida, José Barrias, Irene Buarque, Alberto Carneiro, José Carvalho, José Conduto, Monteiro Gil, Joana Rosa, António Palolo, Túlia Saldanha, Julião Sarmento, Ernesto de Sousa e João Vieira.
Empréstimo de obras da série Esse Ouro Dantes de Ernesto de Sousa.


Exposição “Arte de Vanguarda no Porto – Anos 60-70"

Museu de Arte Contenporânea da Fundação de Serralves, Porto, Janeiro a Abril de 2001.
Empréstimo de cartaz e programa de Desperta e Canta e O Gebo e Canta, duas encenações que Ernesto de Sousa dirigiu no Teatro Experimental do Porto, e de oito esculturas de Franklin.


Artigo por Isabel Albuquerque

"Alternativa Zero", Arte Teoria, n.º 2, 2001.
Apoio à investigação e empréstimo de materiais.


Encontros em torno de Ernesto de Sousa, Revolution My Body

Caldeira 213, Porto, Novembro a Dezembro de 2000. Ciclo de conferências organizado por João Sousa Cardoso.
Apoio à investigação e empréstimo de materiais.


Exposição "Mais Tempo, Menos História"

Fundação de Serralves, Porto, 1996. Comissariada por João Fernandes.
Empréstimo da instalação A Terra Prometida de Ernesto de Sousa.


Exposição "Desenhos de Júlio Pomar – Colecção Ernesto de Sousa"

Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira, Outubro de 1998. Organizada pela Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo.
Empréstimo de 48 desenhos.


Restrospectiva de Ernesto de Sousa "Revolution My Body"

Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 5 de Março a 26 de Abril de 1998. Comissariada por Helena de Freitas e Miguel Wandschneider.
Apoio a nível documental, de investigação e cedência de obras. Empréstimo de 800 diapositivos para a instalação de João Paulo Feliciano, Revolution My Mind, integrada nesta exposição.
 


Exposição "Perspectiva: Alternativa Zero"

Fundação de Serralves, Porto, 1997. Comissariada por João Fernandes.
Apoio a nível documental, de investigação e cedência de obras para a exposição.


Exposição "James Lee Byars: The Palace of Perfect"

Fundação de Serralves, Porto, 1997.
Empréstimo de documentação fotográfica das performances de James Lee Byers, na 5ª "Documenta" de Kassel em 1972, para o catálogo da exposição.
 


Exposição antológica de Manuel Ribeiro de Pavia

Galeria da Casa da Cultura de Mora e Galeria de Exposições Augusto Cabrita no Seixal, 8 a 31 de Julho de 1996.
Empréstimo de desenhos de Pavia.


Exposição "O Cartaz / Comunicação: da Colecção de Ernesto de Sousa"

Santarém, 1996. Organizada por Pedro Canavarro.
Empréstimo de duas centenas de cartazes.


Exposição "Onde Mora o Franklin?"

Museu de Etnologia, Lisboa, Dezembro de 1995 a Março de 1996. Comissariada por Joaquim Paes de Brito. Exposição antológica de Franklin Vilas-Boas Neto.
Investigação e empréstimo de 17 esculturas pertencentes ao espólio de Ernesto de Sousa.


Almada, A Cena do Corpo

Centro Cultural de Belém, Lisboa, Setembro de 1995.
Apoio à investigação.


Almada, Um Nome de Guerra

CAM, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa; Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa e Universidade de Évora, 1995.
Reposição do mixed-media de Ernesto de Sousa.


Mistérios de Lisboa

Projecção de vídeos de Ernesto de Sousa. Em colaboração com Augusto M. Seabra e a Associação Saldanha Monumental 95.


Levantamento fotográfico no espólio

Foram fotografados cerca de 350 desenhos neo-realistas no espólio de Ernesto de Sousa, pela Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo. Fotografia e inventariação por Ana Margarida Martins.


Tese de mestrado de Eduardo Camilo

Universidade da Beira Interior.
Apoio à investigação e empréstimo de cartazes do 25 Abril de 1974.


Exposição "Pomar – Dessins des Années 40 – Collection Ernesto de Sousa"

Residence André Gouveia, Maison du Portugal, Paris, 8 a 15 de Junho de 1993; e Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira. Comissariada pelo Arq.º José Sommer.
Empréstimo de 46 desenhos de Júlio Pomar.


Exposição "Desenhos de Júlio Pomar – Colecção Ernesto de Sousa"

Federação da Área Urbana de Lisboa do Partido Socialista (FAUL), Lisboa, Dezembro de 1992.
Empréstimo de 46 desenhos de Júlio Pomar.

 

Investigação académica de Miguel Wandschneider

"Relações entre o movimento cineclubista e o Estado durante o Salazarismo", ISCTE, Universidade de Lisboa, Julho de 1992.
Apoio à investigação.


Exposição "Ernesto de Sousa"

Goethe-Institut, Lisboa, Fevereiro de 1992; itinerou por Coimbra e Porto. Comissariada por Gisela Rosenthal. Integrada no ciclo Fotografia Alemã – Fotografia Portuguesa.
Apoio à investigação e empréstimo das obras de Ernesto de Sousa: Olympia, Este é o Meu Corpo e a série completa de Este Ouro Dantes. O catálogo da exposição inclui textos de Delfim Sardo e da comissária.
 


Exposição "Beuys & Girls"

Galeria Monumental, Lisboa, Abril 1990. Comissariada por José Oliveira.
Empréstimo de livros de artista do circuito de mail-art (Commonpress, Guy Bleus, Antonio Ferro, Artestudio, entre outros).