A partir de 6 de Julho pode ser vista a obra "Isto é Pintura sobre Papel", 1977 de Ernesto de Sousa na exposição colectiva "Contra a Abstracção", Obras da Colecção da Caixa Geral de Depósitos, comissariada por Sandra Vieria Jurgens no Centro Cultural de Sines.
Esta obra é composta por 3 fotomontagens em prova de contacto (provas gelatina sal e prata, 30 × 29.9 cm cada), um envelope (11.2 × 21.8 cm) e uma toalha de engraxar sapatos (37.5 × 9.7 cm); cada um dos elementos montado em planos de cartão pintado, colado sobre madeira (50 × 50 cm), 1977.
Ernesto de Sousa submeteu "Isto é Pintura sobre Papel" para a exposição colectiva "O Papel como Suporte", SNBA, 1977. O júri selecciona apenas 3 das 5 partes do trabalho. Contestando esta decisão, Ernesto de Sousa retira a sua obra da exposição na inauguração e traz consigo um fotógrafo para registar a acção. Em Dezembro desse ano publica o panfleto "à laia de guerrilha artística... ou os mitos de trazer por casa... ou ainda tudo o que o artista mija é obra de arte!" que reproduz a correspondência trocada com a Direcção da SNBA e fotografias da retirada do trabalho.