Notícias

Ernesto de Sousa KEEP IN TOUCH

Ernesto de Sousa   KEEP IN TOUCH

A exposição Ernesto de Sousa: Keep in Touch (06-04  a 11-05-2019) na Galeria Diferença, reúne um conjunto de obras e documentos que pertencem à colecção particular de Isabel Alves e Ernesto de Sousa. O convite de Isabel Alves a Pedro Barateiro e Ricardo Valentim para, em conjunto, organizarem uma mostra em torno do acervo de Isabel e Ernesto surgiu de uma conversa entre amigos. 
Os documentos reunidos vão desde desenhos a envelopes de correspodência que Isabel e Ernesto mantinham com um grupo de amigos, muitos deles artistas e pessoas ligadas à cena cultural portuguesa e de outros países. Os envelopes desenhados, mas também fotografias e alguns objectos serão mostrados como parte do acervo vivo que é o conjunto de documentos, obras de arte e edições, que constituem um património imenso da “cultura portuguesa”. O trabalho de Ernesto de Sousa evoca a necessidade do colectivo na procura da singularidade e subjectividade de cada pessoa. Mostrar a sua obra e os documentos deste acervo é uma necessidade. Olhar para o acervo de Isabel e Ernesto é por um lado pensar a forma como o sistema artístico português tem vindo a cuidar de si próprio, através de uma rede de relações que são muitas vezes falsamente interpretadas como auto-fágicas, e por outro pensar na falta de uma narrativa mais definida para a cultura num país que muitas vezes parece ter pouco interesse sobre si próprio. Mas o trabalho de Ernesto sempre foi o definir uma narrativa que fuja à categorização. A ideia de que arte se manifesta em tudo, e não apenas em obras de arte isoladas e capitalizadas é uma das leituras possíveis do conjunto da sua obra, e que se manifesta na sua relação com os livros, os postais, as cartas, os envelopes, os desenhos, as esculturas, pinturas e filmes, que o rodeavam.
A necessidade de continuar a mostrar a obra e o acervo de Isabel e Ernesto de Sousa advém da múltipa rede de relações que eles sempre foram criarando, e que ainda mantêm com um vasto grupo de agentes nacionais e internacionais. 
Por ocasião da exposição foi editada uma publicação por Isabel Alves, Pedro Barateiro e Ricardo Valentim, um múltiplo com edição de 30 exemplares carimbados e autenticados.

https://www.rtp.pt/play/p5355/e400017/as-horas-extraordinarias?fbclid=IwAR3bhhYY5cgcRHUKiSfLNk0Zqu74FZXjlWRuUBvJt8A-jmkZsbdU_HtIg5w