Apresentado nas ruas de Lisboa a partir de 4 de Novembro.
O Jornal Mural é uma intervenção urbana concebida como meio de criar uma situação onde agentes culturais tentam interpelar um público específico: a população da cidade de Lisboa enquanto esta prossegue com a sua rotina diária.
O espaço aberto por este gesto representa uma oportunidade para artistas, comissários, e outros agentes culturais apresentarem um conjunto de figuras ou obras que formam o chão cultural a partir do qual se desenvolve a cena artística hoje. Este “chão cultural” é uma liberdade e uma responsabilidade e a sua apresentação visa colmatar um espaço vazio que dá origem à não compreensão do que se faz hoje por parte de um público alargado e, ao mesmo tempo, afirma que este não é o ano zero, tão vigente nalguns sectores da crítica como da prática artística.
Tomando como inspiração a prática do PREC – Processo Revolucionário em Curso – e dos dazibao chineses, posters de grande dimensão utilizados quer como modo de comunicação pública quer como forma de protesto, o Jornal Mural é simultaneamente uma acção poética e um gesto fraco. Emergindo como um objecto quase único dada a abundância de posters comerciais apresentados em espaços públicos, o Jornal Mural existe como uma efemeridade. Deste modo, o Jornal Mural entra no imaginário da cidade como uma notícia de algo que aconteceu mas que ninguém viu ou que não foi testemunhada na sua totalidade.
Este gesto implica também um esforço político dado ser uma tentativa de desviar a atenção dos habitantes da cidade, de interromper a experiência das grelhas que todos habitamos. Esta interrupção realiza-se com uma oferta de capital por parte destes agentes: uma oferta de capital intelectual a ser partilhado por uma comunidade activa.
Contribuição de textos por: Miguel Amado, Pedro Barateiro, Joana Bastos, Inês Botelho, Ana Cardoso, Maria Catuna, Nuno Cera, Filipa César, Nuno Crespo, Francisco Palma Dias, Pedro Falcão, Nuno Faria, José Manuel Fernandes, Miguel Ferrão, Rui Ferreira, João Figueiredo, Eduardo Guerra, Pedro Lagoa, Pedro Lapa, Gisela Leal, Francisco Sousa Lobo, Diogo Lopes, Nuno Luz, Ana Manso, João Maria, Pedro Neves Marques, Edgar Massul, Daniel Melim, Paulo Mendes, Sofia Nunes, Lúcia Prancha, Filipa Ramos (Julieta Aranda, Stephan Bruggemann, António Contador, Carla Cruz, Stefania Galegati, Mathieu Laurette, Cesare Pietroiusti, Marco Raparelli, Manuela Ribadeneira, Jamie Shovlin, Andrea de Stefani, Lisa Tan e Ignácio Uriarte), Pedro Diniz Reis, Pedro Ressano, André Romão, Renata Sancho, Luísa Santos, Gonçalo Sena, Sancho Silva, Rodrigo Silva, Thierry Simões, Luís Amorim de Sousa, Ernesto de Sousa, Paulo Pires do Vale e Virgínia Valente.
Afixação: Pedro Neves Marques, Andrea Brandão, Hugo Canoilas, Miguel Ferrão e Eduardo Guerra. Fotografia: Andrea Brandão e Eduardo Guerra. Vídeo: Renata Sancho. Paginação: Gonçalo Sena. Coordenação: Hugo Canoilas. Contacto: muralnewspaper@gmail.com.