Projectos

A Tradição como Aventura

Instalação composta por reproduções de um perfil helenístico (9 provas gelatina sal de prata, 127.5 × 80 cm); textos de Laing e Santo Agostinho intervencionados (2 provas gelatina sal de prata, 127.5 × 80 cm) e uma ou duas Mandalas (técnica e dimensões variáveis), 1978.


O meu secreto desejo (convicção, fé...) é que o produto deles [de outros artistas], a sua obra ou processo, me sejam tão íntimos que eu me transforme no respectivo autor! Fiz filmes, audiovisuais, vídeos, séries fotográficas, happenings, instalações... e continuo a produzir. Mas os resíduos ou os produtos da minha acção só ganham sentido com o trabalho dos outros, a começar pelos operadores estéticos portugueses; e para lá desse primeiro horizonte, todos os outros.
Todos os outros que acrescentaram alguma coisa a este ávido ser Eu. (...) a tradição é uma aventura, ou não pode haver aventura sem tradição. Por isso embora esta "arte" tenha muito de cosmopolita, nela ecoa bem claro o mar da Ode Marítima de Fernando Pessoa ou das Peregrinações de Fernão Mendes Pinto; os cálculos rigoros de Almada Negreiros ou as Olympias de Camões. O cosmopolitismo é estético, a ética é vernacular.

Ernesto de Sousa, "Uma Cena (Moderna) Portuguesa; ou uma Tentativa para um Canibalismo de Amor", catálogo da exposição "25 Artistas Portugueses Hoje", MAC, São Paulo, 1981.


A apresentação desta instalação na Galeria Quadrum integrou ainda três painéis com páginas dos livros desdobráveis (books-in-progress) Este é o Meu Corpo n.º 3, Este é o Meu Corpo n.º 4 e Nomes Próprios e Impróprios. A exposição tinha o objectivo de promover a discussão sobre o espaço de convívio e o espaço sagrado e incluía uma área de convívio, com documentação de outras actividades de Ernesto de Sousa e um painel para a intervenção do público.

Apresentadas versões em:
"A Tradição como Aventura", Galeria Quadrum, Lisboa, Novembro de 1978.
"25 Artistas Portugueses Hoje", Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Setembro-Outubro de 1981.
"Itinerários", Galeria Almada Negreiros, Lisboa, Maio-Junho de 1987.