Lisboa, 25 de Maio 1973
Caro Amigo
A Expo AICA-SNBA volta a realizar-se em Janeiro 1974. A Secção de que me vou ocupar tem o seguinte título e tema:
PROJECTOS-IDEIAS
... venho pedir a tua colaboração. Vejamos melhor do que (não) se trata.
Em primeiro lugar, não se trata de definir uma qualquer opção estética a priori: como verás, entre os operadores estéticos convidados há alguns que já se têm dedicado a apresentar projectos a um nível de obra (René Bertholo, Costa Pinheiro, Alberto Carneiro, p. e.); outros não.
Não se trata portanto de copiar algumas das manifestações internacionais que se têm realizado com rótulo semelhante...
... trata-se, principal e simplesmente, de chamar a atenção em geral e dos operadores estéticos em particular, para o processo criativo; trata-se de valorizar objectivamente o projecto artístico face ao objecto de arte; trata-se, enfim, de constituir uma zona de esclarecimento, discussão e convívio.
Para a efectivação deste último ponto, além do resultado que se espera atingir com a temática mesmo da exposição, procurar-se-á
manter quanto possível uma permanência de responsáveis durante o tempo da Expo AICA.
Esta Secção constatará das seguintes zonas: uma zona destinada à afixação daqueles elementos que ainda tenham um carácter expositivo; uma zona de documentação (mesas com livros e outros elementos); uma zona para projecção (filmes, slides, etc.) e convívio.
Efectivamente, ao pedir-te que participes com qualquer projecto ou ideia que possa justificar as características acima definidas (e pode ser uma simples ideia rabiscada num bocado de papel), pedimos-te que lhes juntes toda a documentação visual ou sonora de que disponhas; nomeadamente fotografias, slides, filmes, plantas, gráficos, etc.
Se esta explicação deixou algumas dúvidas no teu espírito, pedimos-te então que reajas ao seguinte enunciado, de maneira nenhuma exclusivo:
Enviar um projecto passado que, por quaisquer motivos, não tenha chegado à fase de realização e/ou um projecto, que pela sua natureza tu consideras irrealizável.
Trabalho interdisciplinar. Pelos nomes dos operadores estéticos convidados, que a seguir menciono, verás que se pretende não restringir o processo estético às suas componentes visuais ou plásticas. Com efeito, é nossa opinião de que, pelo menos ao nível do processo, essa redução é inaceitável. Mas este ponto de estética também não obriga a um acordo geral sobre ele.
Os operadores estéticos convidados são, nomeadamente:
Costa Pinheiro, René Bertholo, José Rodrigues, Alberto Carneiro, Armando Alves, Ângelo, Júlio Bragança, Álvaro Lapa, João Vieira, Carlos GentilHomem, Calhau, Nuno Siqueira, Artur Rosa, Eduardo Nery, Jorge Nesbitt, Ferraz, Helena Almeida, Ana Vieira, Peixinho, Melo e Castro, Ribeiro Telles, Ana Hatherly, Salette Tavares, João Guedes, António Campos, Carlos Calvet, Areal, Dizo e eu
próprio (etc.).
N.B.: A forma e organização geral desta Secção podem ser modificados no decorrer da exposição. Está previsto um programa de projecções e discussões, sem prejuízo do que acontecer espontaneamente.
a) Ernesto de Sousa
Peço-te
que envies urgentemente o teu contributo com a seguinte indicação:
EXPO AICA 1973
a/c Lya Freire
SNBA–R. Barata Salgueiro
Lisboa 1
A nossa amiga Lya Freire, da Direcção da SNBA, concordou em colaborar connosco nos trabalhos desta Secção.