Bolsa Ernesto de Sousa

1992

Bolsa atribuída a João Paulo Feliciano (projecto sem título)
Menções Honrosas: João António Mota e André Gomes
Júri: Phill Niblock, Paul Panhuysen, Manuel Costa Cabral, Rui Eduardo Paes, Leonel Moura e Isabel Alves


[Sem título]

Projecto interactivo para guitarra, computador e vídeo. A apresentação aconteceu em 1993 e constituía-se como um verdadeiro work-in-progress. A ideia inicial baseava-se na exploração do movimento produzido ao tocar guitarra e a sua tradução para acções objectivas num computador, através de software e câmara de vídeo. Feliciano levou o projecto para outros campos, usando ainda som, imagem e movimento em diferentes interacções de tempo real. Na apresentação da performance em Nova Iorque foi acompanhado por David T. Dienes, Roger Kleyer e Anne Gosfield.

Durante a sua permanência nos Estados Unidos, fez também um estágio nos iEar Studios – Rensselaer Polytechnic Institute (Troy), onde desenvolveu os seus primeiros trabalhos em áudio digital.


Biografia

João Paulo Feliciano (Caldas da Rainha, 1963) é artista visual e músico. É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa. O seu trabalho atravessa múltiplos campos de expressão: pintura, desenho, fotografia, vídeo, instalação, objectos; música rock, improvisada, experimental e electrónica; design gráfico, multimédia e de comunicação; direcção artística, comissariado e concepção de eventos, entre muitas outras formas de trabalho individual e em equipa. 
Expõe regularmente desde 1984. De entre as numerosas exposições, individuais e colectivas, destacam-se as individuais no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto (2004), “The Possibility of Everything: João Paulo Feliciano, Selected Works 1989-1994” na Culturgest (2006) e “The Blues Quartet” no Contemporary Arts Center, Cincinnati, EUA (2007), bem como a sua participação na XXVI Bienal de São Paulo, Brasil (2004). 
Foi responsável pela direcção artística do espectáculo Acqua Matrix na Expo’ 98, Lisboa.
Desde 1990, colabora com o músico Rafael Toral no projecto No Noise Reduction. De 1989 a 1998, integrou a banda Tina and the Top Ten. Colaborou ainda com os músicos Lee Ranaldo, Phill Niblock, David Toop, Christian Fennez, entre outros.

www.joaopaulofeliciano.com