Bolsa atribuída a Luis Miguel Girão pelo projecto First Series of AudioVisual Studies for Body in Sensory Space
Menção Honrosa: Filipa Guimarães
Júri: Phill Niblock, Astrid S. Klein, Manuel Costa Cabral, Rui Eduardo Paes, Emanuel Dimas Pimenta, Sónia Rodrigues, Isabel Alves
First Series of AudioVisual Studies for Body in Sensory Space
O projecto consiste numa série de experiências resultantes do trabalho desenvolvido na Experimental Intermedia Foundation.
O objectivo principal deste projecto de pesquisa é explorar representações audiovisuais do movimento do corpo: o corpo enquanto interface para uma experiência audiovisual. Duas áreas de interesse principais são abordadas neste projecto. Por um lado, o desenvolvimento de novo software no âmbito da computer vision, utilizando câmaras de vídeo enquanto sensores, e, por outro, a utilização do som e da imagem enquanto uma só linguagem. O sistema utilizado é composto por uma câmara no tecto que filma o palco, enquanto imagens de vídeo são projectadas na parede de fundo de palco. O som produzido é difundido pelo sistema residente na sala.
Biografia
Luis Miguel Girão (Porto, 1976) é um artista transdisciplinar e investigador na aplicação de novas tecnologias enquanto ferramentas para expressão artística.
Concluiu o Mestrado em Design e Digital Media pela Coventry School of Art & Design, da Coventry University, no Reino Unido. Teve como objecto de estudo o desenvolvimento de ferramentas para expressão audiovisual.
Frequentou o programa doutoral do Planetary Collegium, dirigido por Roy Ascott.
No Porto, na Casa da Música, entidade com a qual colabora regularmente, desenvolveu e apresentou um conjunto de trabalhos no âmbito da arte pública e dos espectáculos multidisciplinares.
Da sua estreita colaboração com Rolf Gehlhaar resultaram trabalhos como Multiverse. Juntamente com Gehlhaar e Paulo Maria Rodrigues formou o ensemble UnoDuoTrio e desenvolveu o projecto CyberLieder.
Fundou a Artshare, uma empresa dedicada a investigação tecnológica aplicada às artes. Colabora regularmente com a Companhia de Música Teatral.
Entre outros trabalhos, coordenou a série de workshops de Arte Digital & Design, para a Academia das Artes Digitais do programa Aveiro Digital, financiado pela U.E., e foi assistente de curadoria e director técnico do Laboratório de Artes Digitais da Bienal Internacional de Vila Nova de Cerveira, em Portugal.