Bolsa Ernesto de Sousa

2000

Multiples of 1, Experimental Intermedia Foundation, Nova Iorque, 2000.
Multiples of 1, Experimental Intermedia Foundation, New York, 2000.
MOV.LTIPLES, Experimental Intermedia Foundation, Nova Iorque, 2000.
MOV.LTIPLES, Experimental Intermedia Foundation, New York, 2000.

Bolsa atribuída a Sónia Rodrigues pelo projecto Multiples of 1 + MOV.LTIPLES
Menções Honrosas: Margarida Garcia e Ricardo Jacinto
Júri: Phill Niblock, Keiko Sei, Manuel Costa Cabral, Rui Eduardo Paes, Emanuel Dimas Pimenta e Isabel Alves


Multiples of 1 + MOV.LTIPLES

A instalação dos vídeos Multiples of 1 e MOV.LTIPLES acontece simultaneamente, isto é, são instalados no mesmo espaço, um de frente para o outro, com o público no meio. Os cinco monitores de Multiples of 1 encontram-se em linha no chão e as cinco projecções de MOV.LTIPLES são dispostos em linha na parede. A vídeo-coreografia decorre em silêncio. A duração dos vídeos é de 25 e 30 minutos, respectivamente.

Multiples of 1 é, em si mesmo, uma coreografia. Cada imagem, de cada um dos televisores, foi gravada separadamente, criando um banco de imagens em vídeo. Um circuito fechado (câmara, vídeo e televisor) foi montado de forma a que se pudesse introduzir no televisor respectivo a coreografia em tempo real.

MOV.LTIPLES é constituído por duas camadas de vídeo. A primeira camada, o vídeo Jacket, é projectada sobre o chão; a segunda camada é um vídeo que regista a interação da artista com a projecção de Jacket. Este registo foi coreografado para cinco projectores de vídeo. O vídeo é usado como processo de multiplicação, coreografando o espaço e sobrepondo imagens de vídeo em vez de bailarinos. MOV.LTIPLES foi criado na Universidade de Iowa, com a assistência de Mark McCusker.


Biografia

Sónia Rodrigues (Porto, 1973) vive em Londres desde 1994. Recebeu formação em Dança até aos 21 anos, idade com que se mudou para Londres. Licenciou-se em Escultura e Multimédia no Chelsea College of Arts em 1999.
Tem vindo a explorar o cruzamento entre disciplinas e a relação entre artes visuais e vídeo. Durante um período de três anos, trabalhou em instalações de vídeo-dança como performer e video artist. Esteve igualmente envolvida em diversos projectos educacionais, colaborando regularmente com escolas de dança como coreógrafa e através da criação de trabalhos em vídeo. Dirigiu espectáculos de dança, para os quais criou vídeos que agissem em interacção com a coreografia. Tem trabalhado em colaboração com bailarinos, coreógrafos, artistas visuais, actores e músicos.
Em 2004, completou com distinção o mestrado em Dance on Screen na London Contemporary Dance School, sob a orientação de David Hinton e Lucy Baldwin. No mesmo ano co-fundou a +logo, grupo de performance multimédia em Londres. Em 2015, conclui o Doutoramento de Artes Interactivas na Universidade Católica do Porto.