Bolsa atribuída a Sónia Rodrigues pelo projecto Multiples of 1 + MOV.LTIPLES
Menções Honrosas: Margarida Garcia e Ricardo Jacinto
Júri: Phill Niblock, Keiko Sei, Manuel Costa Cabral, Rui Eduardo Paes, Emanuel Dimas Pimenta e Isabel Alves
Multiples of 1 + MOV.LTIPLES
A instalação dos vídeos Multiples of 1 e MOV.LTIPLES acontece simultaneamente, isto é, são instalados no mesmo espaço, um de frente para o outro, com o público no meio. Os cinco monitores de Multiples of 1 encontram-se em linha no chão e as cinco projecções de MOV.LTIPLES são dispostos em linha na parede. A vídeo-coreografia decorre em silêncio. A duração dos vídeos é de 25 e 30 minutos, respectivamente.
Multiples of 1 é, em si mesmo, uma coreografia. Cada imagem, de cada um dos televisores, foi gravada separadamente, criando um banco de imagens em vídeo. Um circuito fechado (câmara, vídeo e televisor) foi montado de forma a que se pudesse introduzir no televisor respectivo a coreografia em tempo real.
MOV.LTIPLES é constituído por duas camadas de vídeo. A primeira camada, o vídeo Jacket, é projectada sobre o chão; a segunda camada é um vídeo que regista a interação da artista com a projecção de Jacket. Este registo foi coreografado para cinco projectores de vídeo. O vídeo é usado como processo de multiplicação, coreografando o espaço e sobrepondo imagens de vídeo em vez de bailarinos. MOV.LTIPLES foi criado na Universidade de Iowa, com a assistência de Mark McCusker.
Biografia
Sónia Rodrigues (Porto, 1973) vive em Londres desde 1994. Recebeu formação em Dança até aos 21 anos, idade com que se mudou para Londres. Licenciou-se em Escultura e Multimédia no Chelsea College of Arts em 1999.
Tem vindo a explorar o cruzamento entre disciplinas e a relação entre artes visuais e vídeo. Durante um período de três anos, trabalhou em instalações de vídeo-dança como performer e video artist. Esteve igualmente envolvida em diversos projectos educacionais, colaborando regularmente com escolas de dança como coreógrafa e através da criação de trabalhos em vídeo. Dirigiu espectáculos de dança, para os quais criou vídeos que agissem em interacção com a coreografia. Tem trabalhado em colaboração com bailarinos, coreógrafos, artistas visuais, actores e músicos.
Em 2004, completou com distinção o mestrado em Dance on Screen na London Contemporary Dance School, sob a orientação de David Hinton e Lucy Baldwin. No mesmo ano co-fundou a +logo, grupo de performance multimédia em Londres. Em 2015, conclui o Doutoramento de Artes Interactivas na Universidade Católica do Porto.