Bolsa Ernesto de Sousa

2002

Ambiente de UnReal, 2002.
Ambient from UnReal, 2002.
Ambiente de UnReal, 2002.
Ambient from UnReal, 2002.

Bolsa atribuída a Elga Ferreira pelo projecto UnReal
Júri: Phill Niblock, Reinhold Friedl, Manuel Costa Cabral, Rui Eduardo Paes, Emanuel Dimas Pimenta e Isabel Alves


UnReal

Esta instalação é um espaço híbrido onde existe um movimento contínuo de passagem entre o espaço físico e o digital. No espaço digital existe um ambiente virtual 3D constituído pelos elementos água e fogo que co-habitam o mesmo ambiente com as suas características comportamentais (físicas) reais alteradas. À medida que o visitante se desloca no espaço físico da sala este vai-se metamorfoseando em tempo real.
Através desta instalação o visitante irá percepcionar um lugar onde físico/digital, natural/artificial, orgânico/inorgânico, massa/energia se fundem, permitindo pensar numa existência vivida por um corpo tecnológico. O corpo assume uma dimensão pós-biológica. A sua ideia de corpo e as suas acções são ampliadas. As capacidades deste corpo tecnológico permitem conviver com uma nova natureza, ampliada a mundos digitais inteligentes produzidos por computador. O participante é chamado a interagir com um mundo novo que o coloca num retorno ao primordial; um novo nascimento, para uma nova condição humana – pós-biológica.


Biografia

Elga Ferreira (Lisboa, 1974) desde 2000, lecciona nos cursos de Design e Artes Plásticas da ESAD – Escola Superior de Arte e Design de Caldas da Rainha. Actualmente, desenvolve o doutoramento na área de Creative Technologies no London College of Music and Media, em Londres. Concluiu dois mestrados, o primeiro em Artes Digitais (2002) na Universidade Católica do Porto, o segundo em Creative Technologies (2006) no London College of Music and Media; e a licenciatura em Design Visual (1998) no IADE – Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, Lisboa. Foi designer de comunicação em regime de freelancer entre 1996 e 2001. A partir de 2001, foca o seu trabalho na vertente artística, tendo desenvolvido projectos na área da instalação interactiva. É editora correspondente do jornal online internacional Leonardo Electronic Almanac (no domínio da aplicação da Ciência e da Tecnologia às Artes Contemporâneas e à Música), editado pela MIT Press, desde 2003. Foi seleccionada para a mostra nacional dos Jovens Criadores na área do Vídeo, em 1999. Em 2006, foi premiada com a SPEED Scholarship, atribuída pelo Higher Education Funding Council England. O seu projecto NearInteraction foi galardoado pelo fundo europeu NEOTEC.