Bolsa atribuída a Paulo Raposo pelo projecto Rizoma
Menções Honrosas: Daniel Blaufuks e David Maranha
Júri: Phill Niblock, Moniek Darge, Manuel Costa Cabral, Rui Eduardo Paes, Emanuel Dimas Pimenta e Isabel Alves
Rizoma
Projecto baseado num conceito filosófico desenvolvido por Gilles Deleuze e Félix Guattari em Mille Plateaux. Diferentes materiais sonoros manifestam-se num fluxo autónomo, em perpétuo movimento e transformação. Procede-se por variação e expansão. Anti-memória. O fluxo audiovisual procura e engendra conectividades e rupturas assignificantes onde cada identidade se multiplica e destrói em múltiplos heterogéneos. Os sons são transformados em tempo real, interactivamente, controlando o “compositor” a trama de intensidades e densidades. Além da criação sonora, Rizoma envolve a projecção vídeo de imagens transformadas em tempo real e geradas a partir dos controladores sonoros. As imagens são manipuladas via MIDI através de processos algorítmicos especialmente concebidos em linguagem MAX e as acções sonoras reflectem-se no modo como o sintetizador de cor actua, modulando por sua vez a(s) imagens, bem como a percepção sonora no espaço.
Biografia
Paulo Raposo (Lisboa, 1967) estudou Filosofia e Cinema na Universidade Católica Portuguesa e na Escola Superior de Teatro e Cinema. Desde o início dos anos 90 que tem vindo a desenvolver uma actividade constante nas áreas da sound art e dos new media, interessando-se pelo uso das novas tecnologias e pelo desenvolvimento de software interactivo para performances em tempo real. A sua abordagem procura empreender a construção de espaços sonoros e visuais orgânicos a partir de objectos, espaços arquitectónicos e field recordings.
Especialista em linguagem de programação MAX/MSP, tem realizado vários workshops e seminários sobre a concepção e o desenvolvimento de software para fins artísticos.
Foi co-fundador e director das associações Granular e Binaural entre 2002 e 2006. Desde 2001, dirige a editora Sirr onde publicou dezenas de artistas internacionais e coordenou edições em torno de Chris Marker e Maurice Blanchot.
Concebeu diversos programas e peças para rádio. Foi colaborador no programa 2 ao Quadrado (RDP/ Antena 2) e autor do programa Sound Of Space para a Rádio Zero.