Bolsa atribuída a João Castro Pinto pelo projecto A Sense of Flow
Júri: Phill Niblock, Maria Bondeel, Manuel Costa Cabral, Rui Eduardo Paes, Emanuel Dimas Pimenta e Isabel Alves
A Sense of Flow
Projecto que parte do conceito de "paisagem sonora" como uma realidade objectiva e permanente no âmbito da existência material, que detém a particularidade de influenciar física e psicologicamente o Homem. O objectivo fundamental deste projecto é o desenvolvimento de um "mapa" acústico e simultaneamente visual do rio Tejo, preconizando uma investigação sobre a sua riqueza e diversidade em termos audiovisuais. Esta investigação/composição constitui-se, primeiramente, pela captação de sons/imagens retirados da paisagem do Tejo e pelo seu posterior processamento electrónico em tempo real (via computador), privilegiando um tratamento poético/imaginário do espaço. O som e a imagem reflectem, por um lado, os locais da captação, mas não representam figurativa e necessariamente esses mesmos lugares. Não se trata de produzir uma documentação acústica/visual ou propor um "tour(ismo)" histórico, simbólico ou cultural pela total extensão do rio. Parte-se, sim, do real para recriar e reconstruir experiências audiovisuais apelativas, por meio da experimentação criativa via tecnologias digitais.
Biografia
João Castro Pinto (Lisboa, 1977) iniciou a actividade artística na década de 90. O seu trabalho envolve os domínios da arte sonora, intermedia, música electroacústica/acusmática e da soundscape composition.
É licenciado em Filosofia pela F.C.S.H. da U.N.L. e tem um Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes na U.C.P. (CITAR).
Foi director artístico do Hertzoscópio – Festival de Arte Experimental e Transdisciplinar (2003-2004) e do Hertz_extend #1 – Encontros de Arte Experimental e Transdisciplinar (2005). Frequentou masterclasses de composição ministradas pelos compositores Bayle, Dhomont, Chowning, Truax e Wishart, entre outros.
O seu curriculum conta com vários prémios, distinções, bolsas e residências artísticas, tendo realizado mais de 100 concertos na Europa, Estados Unidos e Ásia, em festivais/eventos como International Computer Music Conference, Seoul International Computer Music Festival, Música Viva, ORF (Rádiodifusão Austríaca), Sammlung Essl Museum, Experimental Intermedia Foundation, Pnem Sound Art Festival e University of Iowa Museum of Art.
Colabora, em disco e ao vivo, com artistas nacionais e internacionais, tendo trabalhos editados pelos selos OtO (JP), Triple Bath (GR), SIRR-ecords (PT) e Creative Sources Recordings (PT), entre outros.
www.agnosia.me
www.soundcloud.com/jcastropinto