Bolsa Ernesto de Sousa

1995

Bolsa atribuída a Manuel Mota pelo projecto Treated Spatial Pain Reflex
Menção Honrosa: Luísa Cunha
Júri: Phill Niblock, Arthur Stidfole, Manuel Costa Cabral, Rui Eduardo Paes, Emanuel Dimas Pimenta e Isabel Alves


Treated Spatial Pain Reflex

Numa pequena sala visitável pré-determinada: disposição aleatória de numerosos objectos reconhecíveis que os visitantes possam pontapear (com maior ou menor dificuldade) – como por exemplo bolas dos mais variados tamanhos, materiais e pesos – no pavimento. Ligação ao chão, por montagem sobre cera de abelha, de dois acelerómetros piezoeléctricos (a sua disposição depende da área de superfície do espaço e da solução estrutural do edifício, de forma a que os resultados da medição das vibrações seja o mais expressivo possível), protegidos de qualquer outro contacto físico que não o com o pavimento, por intermédio de duas caixas transparentes presas ao chão. Estes acelerómetros medem vibração e são ligados directamente a pre-amplificadores para a conversão da alta impedância da saída dos trandutores de vibração para um sinal de menor impedância, adequado à utilização com o resto do equipamento necessário.
Cada pré-amplificador é ligado a um grupo de processadores de som, estruturados da seguinte forma: a) equalizador, b) controlador de pitch, c) reverbs, delays e distorções; os dois grupos são iguais e estão dispostos numa mesa, onde o performer vai trabalhar, sentado numa cadeira. O resultado acústico é difundido na sala por duas colunas colocadas sobre a mesma mesa, depois de amplificado e misturado.


Biografia

Manuel Mota (Lisboa, 1970) é um guitarrista com actividade pública desde 1989 e prestações ao vivo na Europa e nos Estados Unidos.
Entre 1989 e 1997 estudou e experimentou com guitarra preparada (quase sempre acústica). Desde então tem-se concentrado no desenvolver de uma linguagem para guitarra eléctrica fingerstyle.
Fundador da editora Headlights (1998).

www.headlightsrecordings.blogspot.pt