Bolsa Ernesto de Sousa

2011

Performance na Experimental Intermedia Foundation, Nova Iorque, 2011. Foto: Bárbara Anastácio.
Performance at the Experimental Intermedia Foundation, New York, 2011. Photo: Bárbara Anastácio.
Performance na Experimental Intermedia Foundation, Nova Iorque, 2011. Foto: Bárbara Anastácio.
Performance at the Experimental Intermedia Foundation, New York, 2011. Photo: Bárbara Anastácio.

Bolsa atribuída a Laetitia Morais
 pelo projecto Missing for Ten Years
Menção Honrosa: Pedro Sousa
Júri: Phill Niblock, Gerd Stern, Manuel Costa Cabral, Rui Eduardo Paes, Emanuel Dimas Pimenta, Rafael Toral e Isabel Alves

 

Missing for Ten Years

Missing for Ten Years gira em torno de conceitos como o desaparecimento, a flutuação e a ausência de referências. O código civil português confere uma Morte Presumida aos adultos que se encontrem ausentes há mais de 10 anos. Curiosamente, este balizamento temporal varia de país para país, atribuindo à existência um pendor circunstancial. Esta consideração cruza-se com a última obra conhecida do artista Bas Jan Ader (In Search of The Miraculous, 1975) que, lançando-se sozinho na travessia do Oceano Atlântico a bordo de um veleiro, é dado como desaparecido após três semanas de perda da sua emissão rádio. Tomando a viagem de Ader como alegoria, Missing For Ten Years enuncia um estado de ansiedade, resultante da perda de vínculo ou de habitat natural.

Esta peça, de carácter performativo mas também sonoro e objectual, consiste na acção da artista, que induz electricidade em vários pontos de uma plataforma formada por sal marinho. As variações eléctricas, resultantes de maiores ou menores densidades de sal são emitidas via rádio para um computador, processando a composição sonora. A gestualidade é guiada por uma única tarefa: estiolar o sal enquanto matéria sólida, contudo invisível, presente na água dos oceanos. A força exercida pelo corpo em movimento, provoca numa dada altura, a fractura do sal prensado. Este momento é assinalado por seis homens que erguem a plataforma, revelando um lençol de sobrevivência pontuado por 10 porções de sal.


Biografia

Laetitia Morais (Paris, 1984) formou-se em Artes Plásticas na FBAUP. Apresentou trabalhos em galerias e eventos dos quais se salientam: Galeria Faticart, Roma; General Public, Berlim; Rewire, Haia; Peacock Art Centre, Aberdeen; Elbphilharmonie, Hamburgo; Storung, Barcelona; Cynetart, Dresden; EME, Palmela; Mózg, Bydgoszcz; Bienal de Cerveira, Cerveira; Galeria Fábrica Features, Lisboa e EIF, Nova Iorque. Fez ainda cenografia para televisão e para teatro. É docente na ESEC desde 2008 e doutoranda na ZHDK (Zurique) e Kunstuniversität Linz.