Bolsa Ernesto de Sousa

2004

Pormenor de Silêncio Azul, 2004.
Detail of Silêncio Azul, 2004
Pormenor de Silêncio Azul, 2004.
Detail of Silêncio Azul, 2004
Pormenor de Silêncio Azul, 2004.
Detail of Silêncio Azul, 2004
Pormenor de Silêncio Azul, 2004.
Detail of Silêncio Azul, 2004

Bolsa atribuída a Ruben Verdadeiro pelo projecto Silêncio Azul
Menções Honrosas: Patrícia Portela e André Gonçalves
Júri: Phill Niblock, Georg Dietzler, Manuel Costa Cabral, Rui Eduardo Paes, Emanuel Dimas Pimenta, David Maranha e Isabel Alves


Silêncio Azul

Esta performance/instalação passa por uma fusão orgânica de múltiplos elementos, baseada em fórmulas simples e em matérias vivas, explorando velocidades, paragens e tempos negativos no campo da Dromologia. Na sua ideia está a criação de condições que possibilitem ao público escolher direcções, lugares do seu ser mais íntimo, da sua própria busca interior, sem esquecer o “princípio antrópico”, isto é, a poesia.


Biografia

Ruben Verdadeiro (Ponta Delgada, 1974) vive e trabalha no Porto. Estudou Design de Comunicação na Universidade do Porto e tem vindo, desde então, a desenvolver projectos experimentais procurando a simplicidade, a fusão orgânica de múltiplos elementos, a cumplicidade que possibilita ao espectador a sua própria busca interior. Experimenta em tempo real viagens no universo da Dromologia; no princípio antrópico, variações de estados, algures entre a vida, a arte e a ciência.

Participou no Prémio EDP Novos Artistas 2003, da Fundação de Serralves. De entre as exposições individuais e performances realizadas destacam-se Silêncio Azul (XII Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira, 2003) e Continuum (Plumba Contemporary Art, Porto, 2007).
Participou nas exposições colectivas “…….eu…….” (ciclo in Loco II, Fundação de Serralves e Fundação Belmiro de Azevedo, Porto, 2004-2005); Foro Sur (Feira Ibero-Americana de Arte Contemporânea, Galeria Fonseca Macedo, Cáceres, 2006); Arte Lisboa (Galeria Fonseca Macedo, Lisboa, 2006 e 2007); Arco’ 06 (Galeria Fonseca Macedo, Madrid, 2006) e “25 Frames Por Segundo: Vídeos da Colecção da Fundação PLMJ” (Cinema S. Jorge, Lisboa, 2007).

www.rubenverdadeiro.com